top of page

Nossas Turminhas

Na faixa etária de 0 a 5 anos as mudanças que ocorrem na criança são muito rápidas. Tais experiências muitas vezes, são penosas, por isso a qualidade do atendimento nesse período é muito importante e tem grande influência na formação de sua personalidade.

A infância é constituída por uma sucessão de etapas. Cada uma delas prepara para a seguinte e os limites entre uma e outra não são nítidos nem precisos em relação à idade cronológica; funcionam de maneira global e indissociável.

O desenvolvimento dos sentidos, da afetividade, da linguagem, da motricidade e da inteligência integram-se e completam-se num processo continuo de interação.

Berçário

0 a 2 anos

 

Explorar, incentivar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de atividades lúdicas, para ampliar a capacidade exploratória e investigativa natural, o conhecimento de si, do outro e do mundo.

Objetivos específicos
Favorecer a exploração e a expressão corporal utilizando as diversas linguagens, possibilitando a familiarização com a imagem do próprio corpo;
Permitir a criança desenvolver e aperfeiçoar o uso de seus sentidos;
Incentivar a prática da linguagem oral, facilitando a sua interação com os outros.
Descobrir o prazer de manusear e transformar diferentes objetos.
Aprender as regras de convivência.

Manuseio de bolas de diversas cores e tamanhos.
Exploração de diversas formas através do manuseio de bonecos, carrinhos e jogos de encaixe.
Exploração de objetos com texturas, temperaturas, tamanhos e formas diferentes.
Escutar sons variados, emitidos pela natureza e outros.
Degustar alimentos: doce, azedo, amargo, salgado.
Confecção de massinha.
Brincadeiras com bonecos, animais, nomeando e descrevendo as partes do corpo.

Maternal
2 anos

 

Participar de variadas situações de comunicação oral e escrita para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, relatando suas vivências;Interessar-se e criar leitura de histórias;Familiarizar-se aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais se faz necessária e do contato cotidiano como: livros, revistas, histórias em quadrinhos e etc.
Proporcionar a sala um ambiente alfabetizador, levando a criança a perceber que tudo que falamos e pensamos podem ser registradas.

Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interações presentes no cotidiano;Participação em situações de leituras e escrita de diferentes gêneros feitas pela educadora e também pelas próprias crianças, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc. Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e escrita. Observação e manuseio de materiais impressos como: livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

Pré I

3 anos



Proporcionar à sala um ambiente alfabetizador.

 

Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito. Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.

 

Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário. Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.

 

Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional. Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano. Escolher os livros para ler e apreciar. Incentivar a produção de textos individuais e/ ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.

Pré II

4 anos



Nessa faixa etária constata-se uma ampliação do repertório de gestos instrumentais, aos quais contam progressiva precisão. Atos que exigem coordenação de vários segmentos motores e os ajustes a objetos específicos, como recortar, colar, encaixar pequenas peças etc., sofisticam-se.

Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de quatro a cinco anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:



● Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento;

● Conseguir correr, pular em um pé só, balançar, pegar uma bola, quicar a bola e fazer movimentos mais elaborados e exigentes;

● Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;

● Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;

● Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;

● Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Pré III

5 anos



Nesta faixa etária dos 5(cinco)anos aos 6(seis) anos,  a criança amplia o repertório de gestos instrumentais e um maior controle sobre a própria ação. As conquistas no plano da coordenação de vários segmentos motores e o ajuste a objetos específicos como recortar, colar, puncionar, alinhavar, encaixar pequenas peças, desenhar, pintar e escrever, sofisticam-se. Ocorre maior equilíbrio e sustentação das posturas corporais o que possibilita à criança manter-se numa mesma posição por maior tempo.



Neste nível a organização de atividades abrange diferentes áreas do conhecimento e diversas linguagens (corporal, oral, escrita, matemática, plástica e musical), e a conquista de maior autonomia com relação aos hábitos de higiene, alimentação, organização dos materiais, a resolução de situações problemas.  Explorase o trabalho em algumas áreas com maior ênfase: exercícios orais de linguagem e o diálogo que é essencial para a troca de conhecimentos com o outro através da socialização da ação, as vivências de jogo simbólico (faz-de-conta, jogo dramático) que possibilita o desenvolvimento da representação, da  expressão, da imaginação, da criatividade e  a adaptação no espaço e no tempo; a motricidade fina e as atividades sistemáticas que envolvam jogos matemáticos, a resolução de problemas e experiências com o raciocínio.

NOVA SUPER KIDS

Acesse nosso site pelo seu smartphone

Rua: Francisco Mota Machado, 2100 - Capão da Imbuia  |  Curitiba - PR - CEP: 82810-030  |  Fone: 41 3079-6732

© 2017 Nova Super Kids. Todos direitos reservados.

bottom of page